sábado, 31 de outubro de 2009

L'atelier d'urbanisme se termine aujourd'hui

O 27º ateliê de Urbanismo, do qual já tinha falado aqui, encerra-se hoje. Após duas semanas de trabalhos e desenvolvimento de projetos, quatro equipes apresentaram hoje no palácio da PMV propostas de melhorias para a estrutura urbana de Vitória, com foco na problemática região do Centro.
Segundo vi no site da Prefeitura, por se ter julgado os projetos complementares, os jurados houveram por bem premiá-los, todos os 28 participantes que expuseram suas sugestões e projetos de melhorias urbanas. No entanto, os projetos Metrópole 4+1 e Rede Sete teriam sido os mais completos e ganharam destaque mediante o juri, tendo apresentado uma abordagem mais abrangente face aos problemas do urbanismo capixaba.
Resta saber se projetos, traços e esboços sairão do papel e se concretizarão efetivamente. À primeira vista, tudo parece muito bom, muito génial. Apontar soluções para esse gênero de problema, que nos concerne diretamente, é muito prático. Vamos ver agora donde provirá a verba pra colocar as engrenagens para funcionar, pra não ver de novo o bolo solar...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Des rélations commerciales Fr.Br.

Um dos mais notórios eventos comerciais brasileiros no exterior por esses dias começou hoje e se estende por amanhã na capital francesa. O Salon du Brésil à Paris lança ao horizonte expectativas e oportunidades de maior interação econômica entre os dois países. Nada mais viável neste finzinho de Ano da França no Brasil, não acham?! E depois, o fortalecimento do vínculo econômico traz à reboque maior intercâmbio cultural também. Que assim o seja.
Num panorama mais regional, vale relevar os acordos comerciais entre nossa capital e a cidade portuária de Dunkerque, previstos na 4ª agenda bilateral Dunkerque-Vitória, que ocorreu hoje (29).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

La Dame de Fer aux 120 ans encore belle et lumineuse

La Tour Eiffel complète ces 120 ans avec beaucoup de luminosité. À partir de ce soir (22 octobre) jusqu'à celui du 31 décembre la Tour sera le scène d'un véritable spectacle de lumières. Il y aura même des projections d'images et des animations... on envie maintenant le peuple parisien ayant l'honneur de pouvoir voir tous les jours ce beau spectacle.
Chaque heure les couleurs des lumières changent. D'ailleurs, on aura l'opportunité de voir ça à 20 heures, puis à 21h, 22h et enfin à 23 heures, étant donné que les projections lumineuses se repètent.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Madu chante Piaf

Salut, cher lecteur...
C'est content que je viens vous présenter le concert du samedi. Il s'agit de Madu Marino en chantant les succès de la star de la Chanson Française. Le concert aura lieu au Théâtre Universitaire (Ufes), ce samedi prochain, le 24 octobre, à 20 heures.
Le spectacle promet faire un tour sur la vie de la chanteuse Édith Piaf, avec les principales chansons, dès le début de sa carrière jusqu'à sa mort, et fait partie des comémorations des 50 ans de l'Aliance Française de Vitória, dans cette Année de la France au Brésil.
On pourra acheter les billets au travers du site ou même à la billeterie du théâtre entre mardi et vendredi, de 15 à 18 heures. Le prix du billet, ça coûte 30 reais (adultes) et 15 (retraités et étudiants). Le concert est offert pour le publique majeur de 12 ans.

J'espère que mon français aura amélioré. En effet, aux derniers textes que j'ai écrits, on n'a pu trouver aucune erreur, heureusement – ce qui m'a rendu très content. J'essayerai d'y écrire d'avantage en français, en entraînant ainsi mon expression écrite.
À la prochaine, alors!

domingo, 18 de outubro de 2009

Le combat aux épidémies

Juste pour commenter...
Inusitado. Talvez um bom adjetivo pra exposição que será aberta a convidados amanhã no RJ. Depois de ter feito sucesso em Paris, é a vez do Brasil vislumbrar tão curioso tema; quão impactante as epidemias foram na sociedade ao longo da história. C'est ludique et intéressant.
A exposição ficará em cartaz no Centro Cultural de Ação da Cidadania, no bairro da Saúde, RJ, desta terça-feira até o dia 24 de novembro.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ateliê Internacional de Urbanismo

A 27º edição do Ateliê Internacional de Urbanismo vai reunir vinte profissionais de vários países em Vitória, entre 17 e 31 de outubro. Arquitetos, artistas, engenheiros, economistas, paisagistas, sociólogos e especialistas em planejamento urbano formam uma equipe para discutir os problemas urbanos de Vitória, bem como para desenvolver estudos e projetos para melhorias nesse caos que é nossa mobilidade urbana.
Oxalá isso renda frutos, e que nosso engendramento urbano seja efetivamente ordenado, porque o estrangulamento do centro de vitória nos horários de pico – meu Deus o que é aquilo??– é surreal; e só tende a piorar gradativamente à medida que o poder de compra das pessoas aumenta (e agora parece que saiu um dado alegando que "70% da população ascendeu à classe média"), e todo mundo quer ter carro. ¬¬ Tant pis pour nous qui devons traverser la ville quotidiennement en prenant des embouteillages terribles!
Par ailleurs, Vitória mérite d'être une ville plus belle...car elle est la Ville-Soleil, une belle île.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Les Triomphes du Carnaval

A cidade de Grevelines, no norte da França, é referência na gravura europeia. Lá podem-se ver as obras de mestres da gravura internacional, como Goya, Heyden, Tiepolo e Van de Velde II.
O melhor disso tudo é que a partir do dia 29 de outubro, até 31 de janeiro, os capixabas poderão conferir 54 gravuras do acervo do
Musée Du Dessin et de l’estampe originale, direto de Grevelines para a capital capixaba, na exposição intitulada “Os Triunfos do Carnaval”, sobre a gravura francesa moderna, desde o século XVI.
A exposição vai ocorrer no Museu de Arte do Espírito Santo, o MAES, localizado na Av. Jerônimo Monteiro, no centro de Vitória. A entrada é franca.
A mostra faz parte da programação cultural do Ano da França no Brasil em Vitória, promovida pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura.
A novidade é que além da visitação – das 10h às 18h entre terças e sextas e de 12h às 18h nos fins-de-semana e feriados – poder-se-á conferir as obras pelo site da exposição, onde estarão disponíveis, dez dias após o início da mostra, informações sobre as peças, painéis, legendas, em francês e português.
Em nosso quintal, aqui pertinho, não tem desculpa pra não ir, né?!

Pour tout régler

Je suis désolé pour l'absence et je viens m'excuser. En effet il a été un peu difficile d'y venir ces derniers jours, faute du temps pour faire des recherches et aborder quelques sujets et événements. Pourtant, je profite ce congé-ci pour mettre en jour ce blog dans l'avant-dernier mois de l'Année de la France. Ce faisant, je vous présente quelque chose à propos d'une exposition formidable, que l'on ne peut jamais perdre, pour rien. La voilà au-dessus.

domingo, 4 de outubro de 2009

Les accents français

Voilà ce que j'ai trouvé sur youtube! Il s'agit d'une vidéo très intéressante parlant des différents accents de la langue française, tout en démontrant les exemples et les principales caractéristiques de distinction entre eux. C'est vraiment fort curieux et sans doute il vaut beaucoup la peine chaque seconde.


sábado, 3 de outubro de 2009

Chronique: "Dans la queue de la banque"

"Greve por tempo indeterminado". Lê-se nas portas dos bancos Brasil afora.
Nas viagens do dia-a-dia, pela janela do ônibus, é o que leio em plaquinhas vermelhas: Estamos em Greve! E o que se faz ouvir são os rumores da população que nada tem com isso e ainda tem que pagar o pato. Vê se pode!
"É sempre assim, a corda só arrebenta pro lado mais fraco, pro lado do povo!!" — Esbraveja um senhor na fila do banco, visivelmente com os nervos à flor da pele.
Não que os bancários não tenham direito de fazer greve. Longe disso. Eles o têm. Mas quem disse que a população é quem deve sofrer as consequências da displicência dos "donos da bufunfa"? O senhor furibundo tinha toda a razão de o estar, visto que a população já carrega sobre si o peso de vários fardos: é a conta de luz, de água, de telefone, todas as contas que não tardam chegar, dívidas a quitar e um leão feroz que abocanha sem dó. Não bastasse tudo isso, e um tanto mais, o pobre cidadão ser ainda levado a esperar 2, 3 horas na fila de um banco por causa de greve...oras, é de revoltar qualquer um!
Certa vez, para ser mais exato na última quinta-feira, eis que um aluno de comunicação precisa ir ao banco receber a paga de seu trabalho mensal. Tivesse o banco em funcionamento normal, o batalhão de gente que jazia naquela fila ingrata pareceria bem menos expressivo, na certa. Eis que mais gente vai chegando e se acomodando umas atrás das outras.
Na morbidez daqueles instantes teimosos que insistiam se arrastarem, o olho percorria ansioso o ponteiro do relógio, que parecia arrastar. Num ambiente democrático - quer mais democracia que a lógica da fila, onde, diz a regra secular, tem a vez quem chega primeiro - eis que um sentimento estranho lhe abateu naquele vazio. “Por que tem que ser assim?” Ele experimentava o que talvez fosse lado mais sombrio da democracia: o de quem não é o primeiro da fila e é obrigado a esperar, esperar.
Passadas lamuriosas quase-duas horas, e tendo visto senhorinhas e senhorezinhos atravessarem em meio àquele “mundarel” de gente e entrarem com exclusividade, o furor crescia dentro de cada um que jazia ali naquela agonia sem fim.
O problema maior, na realidade, não é a democracia que confere aos adultos o dever de esperar e aos idosos o direito de passar à frente não. É o jeitinho brasileiro, isso sim - o que não pode faltar nessas circunstâncias. Há de ter sempre um espertozinho a burlar as convenções.
O estagiário de comunicação a essa altura queria afundar no chão e sumir dali - de posse do seu dinheirinho, claro - pois já não era mais suportável tamanha espera. O fluxo era tão dinâmico que a cada 10 minutos entrava um. “E só tem 15 na minha frente, só 15 pessoas” - desabafa para si o "recebente".
A certa altura o silêncio das indignações íntimas de cada um já se externara sob a forma de protestos. A revolta ganhara vozes polifônicas. Era impossível não se estressar, sobretudo quando a cada 5 minutos entrava alguém procurando por um tal de Moisés e entrava imediatamente, sem encontrar resistência da segurança.
Virou um estratagema, um código que favorecia os "espertos" amigos do tal de Moisés, que, veio-se descobrir mais adiante, era o gerente do banco.
O que mais diverte no jeitinho brasileiro é o senso de humor e o sarro que ele tira da mais mórbida e estressante situação. Aquele senhor que esbravejara lá no começo já se encarregou de fazer piadinha com o tal Moisés, depois de ter gritado, esperneado, tentado entrar na marra, discutido com os vigias e feito aquele escarcel.
Não me agrada fazer escândalos, mas se a causa é nobre, é nobre também ter por perto alguém que tenha coragem de fazê-los por mim - em nome do bem comum e dos direitos democráticos que conferem o dever irrestrito de esperar na fila a vez, e deixar o Moisés fazer o trabalho dele.