segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Assim não dá!

A miss França 2007, Rachel Legrain-Trapani, (foto) acusa uma brasileira de tê-la ferido na coxa com um caco de vidro. A agressão teria acontecido numa boate da capital francesa na noite da última quarta-feira, dia 9.
A moça ferida foi levada ao hospital, onde levou pontos na perna após ter perdido sangue.
Em meio ao ano da França no Brasil e de todas as atividades visando aumentar a cumplicidade e a promover relações mais amigáveis entre os dois países, vem uma dessas. Não gostaria de emitir opiniões sobre essa sorte de caso, mas às vezes é preciso.
E o que não posso deixar de notar e soutenir aqui é o modo como o fato foi abordado e repercutido na imprensa francesa. Como de praxe, o pêndulo pendeu pro lado canarinho. Segundo os jornais franceses, a brasileira agressora – como foi logo taxada – seria uma prostituta ensandecida e, só faltou dizer, invejosa da beleza da miss França. Ora, faça-me o favor!
Não sei se a brasileira realmente era prostituta. No entanto, toda vez que um brasileiro se envolve nesse tipo de ocorrência, é sempre o rechassado, o selvagem; mesmo quando o é, nunca posa de vítima frente aos olhos condenatórios da mídia internacional. Não nos esqueçamos da moça brasileira que foi espancada na áustria tempos atrás e perdeu o bebê que esperava. Ficou na impunidade, claro.
Desta vez a brasileira posou bonito de barraqueira e delinquente, visto que teria partido pra cima da modelo francesa com um caco de vidro sem aparente razão para tê-lo feito. Vai ver foi isso mesmo, on ne sais pas.

Vozes dissonantes na web

O mais curioso é o grau de distorção a que podem chegar as informações veiculadas e reaproveitadas pelos diversos veículos de comunicação por aí. Num site local de notícias, dá-se conta de que o incidente foi no dia 9 de setembro. Já no "20 minutes", a informação é de que a peripécia aconteceu no dia 3 de setembro. Informations toutes biaisées, bien sûr... e ainda vêm dizer por aí que objetividade e imparcialidade existem. Ok. Père Noël aussi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário