quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Fête de la musique, faites de la musique!"

Na onda dos festivais franceses, que movimentam multidões e não deixam ninguém parado, não poderia passar em branco aqui "La fête de la musique", que acontece todo 21 de junho na França e em vários países pelos cinco continentes afora. Mas um detalhe é que não se trata de um festival, mas uma manifestação popular de expressão musical, de caráter eclético, que reúne pessoas de toda espécie e procedência ― une fête gratuite et ouverte (uma festa gratuita e aberta), como diz a organização do evento. Au blog "Clacs de Paris", on la compare même à un carnaval français.

Enquanto estamos entrando num tímido inverno que de quando em vez ameaça trazer temperaturas inferiores a 20 ºC, e a gente super acha frio, eles estão no alvorecer do verão (l'été européen). Um dos temas abordados esse ano na 28ª edição da Fête de la Musique é os 50 anos da chanson française.
A Fête surgiu em 1982, e desde então se popularizou pelo mundo, sendo celebrada hoje em diversos países. A Liliana esteve conferindo de perto uma das edições da Fête, contando (em texto e fotos) um pouco da experiência, no blog Lu francesa.


Em Vitória, o evento chega à sua 3ª edição graças à iniciativa do Centro de Línguas para a Comunidade, da Associação de Professores de Francês e da Aliança Francesa de Vitória. No próximo sábado, dia 20, a partir das 17:30 hs haverá apresentações no IC IV, campus de Goiabeiras, Ufes.


Um comentário:

  1. Pablooooo, eu queria mega ultra ir, mas vou ter que cantar na igreja no mesmo dia/horário! Mon Dieu!... =(

    ResponderExcluir