domingo, 15 de novembro de 2009

Adieu?

Tenho pra mim que o tempo guarda seus imperscrutáveis mistérios a sete chaves. Desvendá-los? Tarefa vã! Nem para os mais destemidos é confiado decifrar o indecifrável, aceder ao inacessível ou proferir o inefável...
O Monsieur Temps sabe guardar muito bem seus segredos, tão bem quanto sabe torturar-nos com suas sutilezas e voracidades.
15 de Novembro. Ei-lo!!! Eu que pensava fosse tardar chegar quando dei à vida este blog. Assim um ano especial – quão mais que o bissexto – é o ano da França que no Brasil veio mostrar-se, a encantar-nos, revelando-nos suas proezas mais sublimes. Et pourtant, é com muito pesar que devo marcar neste post o fim desse ano tão especial e prodigioso, de duração imensuravelmente curta, a despeito de tudo que durante esse ínterim a eu lieu dans nos terres, un peu par tout.
Qual impetuosa ventania que me arrasou as pensées, me tirou o chão e me roubou as palavras. Não há – fica-me a a impressão – o que mais dizer, senão o soluço trépido anunciando o desamparo, o silêncio profundo e irruptível de desolo inconsolável. O ano termina e deixa concomitantes o sentimento de deleite por tudo o que de bom nos aconteceu e o pesar de ter acabado sem que se pudesse usufruir o bastante, como se teria querido. Pudera ser mais longo, pudera se repetir, pudera todo ano ser Ano – da França no Brasil toujours.
Shows e comemorações findam o Ano França.Br. Tal como começou, com júbilo et enthousiasme, ainsi se termine l'Année.



Je profite pour dire que j'envisage commencer en février prochain le cours d'allemand. Ce qui ne veut pas du tout dire que le lieu dans mon coeur réservé au français disparaîtra. Par contre, j'aimerai le français pour l'éternité, bien que j'apprenne d'autres langues. Je suis curieux d'étudier l'allemand et j'espère que j'en apprendrai bien des choses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário