quinta-feira, 7 de maio de 2009

Paris accueille nos films

O longa "Verônica" está entre os filmes concorrendo a prêmio no festival

Se a França vem a nós com todo seu charme neste ano, podemos dizer por outro lado que a recíproca é sim verdadeira!
Isso porque depois do Ano do Brasil na França (2005), que deixou os franceses com gostinho de "quero mais", as representações brasileiras da sétima arte ganharam os cinémas de Paris na décima primeira edição do Festival du Cinéma Brésilien de Paris, entre 29 de abril e 12 de maio. Entre ficção e documentários, ao todo o festival conta com a exibição de 30 filmes. Na primeira semana, serão exibidos os longa-metragem ficcionais, e a partir do dia 6 de maio é a vez dos documentários.
Dentre os temas homenageados deste ano, tem destaque a bossa nova, que completa meio século.
E também, é claro, um júri profissional vai eleger e premiar os melhores longas, nas categorias melhor filme, melhor ator e melhor atriz.
Destaque para os documentários "Coisa mais linda - Histórias e Casos da Bossa Nova", de Paulo Thiago, "A Casa do Tom", de Ana Jobim, e "Vinícius", de Miguel Faria Jr.
A bossa também estará presente na competição de filmes de ficção em obras como "Os Desafinados", de Walter Lima Jr, uma crônica do Brasil dos anos 60 e 70 através da história dos músicos de um grupo de bossa nova, ou "Chega de Saudade", de Laís Bodanzky, que conta as histórias de um salão de baile de São Paulo que serve de ponto de encontro para homens e mulheres que dançam para fugir da solidão.
"Feliz Natal", de Selton Mello, "Meu Nome Não é Johnny", de Mauro Lima, "Se Nada Mais Der Certo", de José Eduardo Belmonte, "Um Romance de Geração", de David França Mendes, "Todo Mundo Tem Problemas Sexuais", de Domingos Oliveira, e "Verônica", de Maurício Farias, completam a seleção em competição.
"Palavra (En)Cantada", de Helena Solberg, terá no dia 12 de maio a honra de encerrar o Festival, no qual a música será também a protagonista principal com a participação de grandes músicos e cantores brasileiros.

Na procura por um olhar analítico dos clássicos, dê uma olhada no blog da Patrícia.

Um comentário:

  1. Pablo, mon chèri, obrigado pela recomendação! Quanto ao festival, bom para os franceses pela oportunidade. Ouvi ótimas críticas de "Chega de Saudade", que quero muito ver!

    ResponderExcluir