quarta-feira, 24 de junho de 2009

Le Parkour, l'art du déplacement


Pular entre edifícios lhe parece coisa de filme, ou especificamente de matrix?
Pois saiba que isso não é proeza exclusiva dos dublês da telinha não! Para um grupo expressivo dos adeptos do parkour (cerca de 200 mil mundo afora), é realidade! e das mais radicais.
Pode parecer loucura à primeira vista — e quem disse que não é? —, mas essa "atividade física" é um esporte que faz parte do cotidiano dos traceurs (nome dos praticantes do parkour), uma galera que adora transpor obstáculos urbanos. Escadarias, telhados, parques...qualquer ambiente urbano é convidativo à prática do le parkour , que surgiu na França pelos idos dos anos 80, desenvolvido pelo francês David Belle.

O Lucas Dominic comenta no blog dele uma entrevista com David Belle.
Vejo mais detalhes sobre o parkour também no blog Luis Hora. E conheço mais sobre os brasileiros que o levam deveras à sério, no blog parkour br.

É de arrepiar ver esses caras descendo pontes tão altas com essa habilidade assustadora. Precisão num esporte que envolve altura e riscos imensos é decisivo, pois eles não usam equipamentos de segurança. É corpo e mente trabalhando juntos num equilíbrio harmônico.

4 comentários:

  1. esse troço é muitoooo doidooo!!!

    mas nefim..tem pra tudo nesse mundo mesmo!!

    ahh meu filho..depois te conto a tragedinha da minha infancia..hahaha!!!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. James Bond fez isso em 007 Quantum of Solace. Acho.

    ResponderExcluir
  3. PARKOUR O ESPORTE QE VOCE SE DA BEM COM O CORPO !

    ResponderExcluir