quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ócio: les champions des congés

J'avais déjà lié Bilhetes de Paris ici.Tout de même j'y reviens à en parler.
Foi feita uma pesquisa internacional, publicada em março, que comprovou ser a França o país campeão quando o assunto é férias.
De tempos em tempos (mesmo!), eles têm férias. Queixar-se de quê, quando a cada dois meses as escolas, liceus e universidades entram em recesso de praticamente 15 dias?
É perfeitamente claro agora o porquê de se ouvir com frequencia que os franceses têm vida
cultural profícua, e podem gastar horas à mesa, em suas refeições — que são quase uma terapia (acho ótimo) . Também pudera; eles não morrem de trabalhar como se o fazem alhures.
Essa certa mordomia é sem contar ter havido redução do tempo de trabalho (que era de 39 horas/semana) para 35 horas à partir de 1º de fevereiro de 2000. Vivez les vacances et le loisir!

2 comentários:

  1. E depois querem chamar o povo brasileiro de burro e ignorante. Aqui só se tem tempo pro trabalho. O salário mínimo não permite a compra de livros ou a ida ao teatro, sem contar que esse tipo de cultura foi demolido do consciente e subconsciente das massas. As crianças já nascem numa realidade de futebol, gugu e faustão. A mente não é, não pode e nem deve ser expandida.
    E nós universitários? É curso de manhã, estágio à tarde. Eu por exemplo só posso estudar depois das 21. E o tempo do ócio criativo!?

    ResponderExcluir
  2. Pois é Filipe, como diriam os franceses, a gente tem que se "débrouiller", se virar... não nos sobra mais tempo nem mesmo pro ócio criativo. Nem de pensar se tem direito/tempo.
    Pauvres enfants, pobres crianças nossas...fadadas à cultura do vazio cultural?!

    ResponderExcluir