segunda-feira, 6 de julho de 2009

Les Champs Elysées

Tous les jours plusieurs personnes passent pour moi. Moi, je suis grande, large et entourée par des arbres. Au soir, aussitôt que le soleil se cache, on allume les lumières et je deviens une attraction, belle et lumineuse au coeur de la "Ville des Lumières"; très belle, soit au jour, soit à la nuit. Au bout de moi, c'est l'arc du triomphe, dont la vue, à travers moi, est une carte postale mémorable. À la France je suis connue comme "la plus belle avenue du monde". Qui suis-je?

Qui a répondu Les Champs Élysées en est sûr.

Com seus quase dois quilômetros de extensão e 71 metros de largura, a Champs Élysées é sem dúvida a mais imponente avenida de Paris, se não do mundo. Ilustre a tal ponto que merece post especial a ela dedicado, além de referências que lhe são atribuídas por tantas fontes quantos forem os que se vislumbram com sua magnitude (ímpar) a que suas dimensões remetem. Quem passa por lá, registra, e se encanta. Descobri um site só dela(!)
A avenida personifica muito da alma parisiense, abriga luxuosas grifes, cafés, cinémas etc. É sem dúvida a mais glamourosa de Paris, e também a que tem mais história para contar. Começou a ser construída ainda no século XVII!
Além de ser visitada por turistas de toda parte, ela é a opção unânime quando acontecem desfiles oficiais — como o de 14 de julho (data da prise de la Bastille, triunfo da pátria Francesa) — e eventos esportivos, como o Tour de France, maior corrida ciclística do mundo. Na vitória dos tricolores sangue-azul na copa de 98, foi pra lá que toda a França voltou os olhares heureux. Se Paris inspira romantismo, Champs Élysées inspira Paris, apaixonados e músicos. Tanto que de amor por ela até uma chanson lhe renderam, veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário