quarta-feira, 29 de julho de 2009

L'oeuvre de Jean Dubuffet à SP

A de Jean Dubuffet é a exposição da vez, em São Paulo, até o feriado da Independência Nacional.
Conspícuo artista da segunda metade do século XX, Jean Dubuffet tem sua obra reconhecida e admirada em uma retrospectiva que marca toda a trajetória artística e evolução das obras do artista. A iniciativa de trazer Jean Dubuffet a São Paulo foi do Instituto Ohtaque, onde a exposição se faz ver até o 7 de setembro.
Primeira exposição de Dubuffet integralmente a ele dedicada em solo Latinoamericano, a mostra reúne 84 obras vindas da Fundação Dubuffet, em Paris. Conforme o presidente do Comissariado Brasileiro do Ano França.Br, Danilo Miranda,
"Jean Dubuffet foi um artista seminal e ele traz por ocasião do Ano da França no Brasil uma contribuição absolutamente indispensável para que a gente possa compreendê-lo, pela beleza, pela cor, pela simplicidade do seu traço".
A originalidade do artista contemporâneo lhe permitiu criar um estilo bem genuíno, a que chamam "art brut" (arte bruta). A liberdade e a criatividade no fazer artístico do francês Dubuffet são também marcas características chez lui.
No que depender da definição do Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Pierre Colombier, não restam dúvidas de que a exposição retrospectiva em pauta seja deveras formidável. Nas palavras de Colombier:
"É um dos eventos mais importantes do Ano da França no Brasil, é uma exposição magnífica. Jean Dubuffet foi um artista muito importante para a segunda metade do século XX, sua criatividade e liberdade foram marcantes. Toda essa criatividade e abertura são o símbolo do Ano da França no Brasil".
Galgo em terrenos mais densos e em perspectiva crítica/analítica sobre esse assunto no blog Leituras Favre. C'est conseillée la lecture. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário