quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Journée Mondiale de la Photographie

Há 183 anos ela nos acompanha. Desde que o francês Joseph Nièpce a inventou, em 1826. Depois foi aperfeiçoada por Louis Daguèrre e tantos outros, e, com a tecnologia, vem mudando percepções. Com a digitalização, à manipulação é mais exposta, ao passo que operou mudanças expressivas no savoir-faire.
Nos momentos mais tristes, quando a saudade bate e aperta o peito, quando não nos aguentamos de saudade de pessoas queridas que não estão mais perto, das que fazem parte de nossa vida, ou que passaram por ela... é a ela que recorremos para ressuscitar lembranças, reviver — ainda que em memória — os bons momentos que a vida nos dá.
É a ela também que recorremos para eternizar momentos que passam e não voltam mais. E só através dela o podemos fazer. Sabe aquele instante mágico, em que nos vem a impressão de percebermos o mundo e seus sentidos através de um olhar, de uma imagem!? Mais uma vez vamos a ela e o registramos. E então teremos tantas oportunidades de rememorar aquele instante quantas quisermos. Bastará pegar aquela foto tirada e, de imediato, as emoções daquele instante de outrora nos revêm à mente; e um concerto se vai orquestrando na memória, refrescada pela imagem congelada, aquela que outrora fora aprisionada por esse curioso dispositivo.
Curioso. Curiosos e perplexos ficaram aqueles cidadãos, ao Largo do Paço, RJ, ao admirarem extasiados o registro de uma imagem num suporte fotográfico, pela primeira vez, em 1840. O Jornal do Commercio citou em sua edição de 17 de janeiro de 1840:
"É preciso ter visto a cousa com os próprios olhos para se fazer idéia da 'rapidez da operação' (aspas minhas). Em menos de 9 minutos (isso era muito rápido pra época), o Chafariz do Largo do Paço, A Praça do Peixe e todos os objetos circundantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza e quase sem a intervenção do artista".
Abaixo, os slides sobre Fotografia que apresentamos para um trabalho de História da Arte tempos atrás. Eles ilustram bem vários aspectos da história fotográfica neste Dia Mundial da Fotografia!! =)

Um comentário:

  1. Sem duvida uma das maiores invenções da humanidade. Sou obrigado a dizer a frase clichê (pardon): uma imagem vale mais que mil palavras rss

    Abçs

    ResponderExcluir